sexta-feira, 25 de abril de 2008

Liberdade?


Pergunto-me se a "Liberdade" proporcionou a esta criança aquilo que de facto se apregoou...
Pergunto-me se o 25 de Abril teria sido o mesmo se tivesse acontecido dois ou três dias mais tarde...
Pergunto-me se nós seríamos os mesmos, e se valeu a pena...

Pano para mangas...

Já aqui disse que não gosto de falar de política. Sou, ao mesmo tempo, "nova" demais, e como tal não vivi o 25 de Abril, suas consequências, seus preâmbulos, tão pouco estudei na escola porque ainda não era história...
Esta é portanto a perspectiva de alguém que se tem num determinado nível de inteligência para se questionar tudo isto. "25 de Abril sempre!" !!?? Será que se podem escamotear todas as consequências da forma como foi feita esta Revolução, à custa de quê e servindo os interesses de quem!? Povo? Mas alguém estaría de facto interessado no Povo!?

Sair à rua neste dia de cravo ao peito... será que quem coloca um cravo ao peito sabe mesmo em que resultou para milhares de pessoas a maneira como se processou esta Revolução!? Será que eu própria sei? Será que temos o distanciamento suficiente para analisarmos este facto de forma imparcial?

Perdoem-me os mais acérrimos defensores da Liberdade, que também o sou, mas não entendo, pelo menos até me explicarem de forma clara e objectiva, até me convencerem, que o 25 de Abril na imagem da revolução operada, seja apenas um sinónimo de Liberdade... porque Liberdade da forma que eu a entendo não é o mesmo que Libertinagem, Anarquia, Caos... muito menos Guerra...
E não foi assim que se viveu nos anos seguintes à Revolução? Em nome da Liberdade? ... Merecia melhor sorte esta palavra e ainda mais a essência do seu significado!

Estarão a pensar que fala uma míuda que veio das ex-Colónias e que, como tal, vê tudo sob um prisma de "colonizador" - De todo, de todo tenho essa perspectiva, mas de todo posso ignorar o que foi feito, a forma como fomos tratados, ou melhor, destratados e as consequências que tudo isso trouxe à vida de milhares e milhares de pessoas ...

25 de Abril e Descolonização são indissociáveis - qual dos dois processos foi pior conduzido? Saberiamos fazer diferente!? É incrível como aqueles que comandam, ou pelo menos que mandam, achem que os seus erros são justificáveis com os erros dos outros - na minha opinião enquanto assim acontecer não teremos rumo...

Mal comparado, lembram-me o meu filhote de 4 anos quando me diz: "mãmã, mas o Jorge também fez assim" Como quem diz, se ele fez uma asneira eu também posso, não faz mal - enfim...

Detesto Política e os interesses que a movem, sabendo porém da sua importância... enfim... palavra que às vezes me apetecia ir trabalhar neste dia, para não ter de assistir na televisão a tanta hipocrisia neste dia... aliás - nem vou ligá-la...

Opinião apenas e com espaço e disponibilidade para aprender sempre mais com quem de facto vivenciou, não esqueçamos nunca de que uma moeda tem sempre outra face...

VIVA A LIBERDADE!... sim! Quanto ao 25 de Abril...

Posted by Picasa

7 comentários:

Nelsinho disse...

Olá linda Natacha!

Tenho andado meio desinteressado, mas estou resistindo o mais que posso a abandonar o blog.

Os cravos de uns, serão para sempre a tragédia e lágrimas de outros.

Um beijo

Anónimo disse...

Bom dia!

O teu post é pertinente... Interessante sem dúvida...

Lamentável é o facto de pouco ou nada termos aprendido na escola... Felizmente que, com os pequenotes lá na escola, já não acontece o mesmo, nem da mesma forma, eles já falam mais e já nos perguntam mais também, obrigando-nos a fazer algumas reflexões cuidadas e a tentar passar esse momento com algum rigor, com a distância dos anos...

Concordo contigo quando dizes que devemos saber analisar o fenomeno mas não "apregoar" ao 25 de Abril só porque o devemos fazer, ou porque é bem...

Mais do que um 25 de Abril... era preciso, hoje em dia, uma data especial para valorizar o bom-senso, os valores... mas esse dia só chega quando a mentalidade das pessoas mudar drasticamente... e assim, mesmo sendo um optimista, lamento prever que nunca chegará esse dia.

Um beijo grande

Unknown disse...

Querido Nelsinho...

Creio já ter provado em variadas vertentes e bem mais dificeís que esta, que é um resistente :)
Pois que aqui também o seja!
Quantas vezes já pensei o mesmo? Acabar com o Blog... mas acabar porquê? Porque ninguém vem ler? Eu escrevo essencialmente pelo prazer que me dá, gosto de estar aqui, aprecio muito as minhas visitas, todas, mas permanecerei, mais ou menos assídua ... por mim essencialmente!

Beijos enormes e parabéns por mais uma netinha!! LINDA!

Quanto aos cravos... essa é que é essa!

João!

Palavra que muitas vezes tenho vontade de voltar à escola para poder estudar esta história tão recente. porém bnão acredito ainda que já seja analisada com o devido distanciamento, assim, prefiro cultivar-me tipo free lancer ;)

Beijos, cadê tu??

Lusbelo disse...

Olá Natacha! ;-)))

25 de Abril é apenas uma data... Teve o condão de nos proporcionar os instrumentos para a construção de uma sociedade mais justa, mas não foi uma varinha de condão. O Homem continuou tranquilamente a ser o que é há milhares de anos, com todos os seus defeitos, qualidades e contradições intactas.

E apesar de todas as incapacidades que carregamos, está nas nossas mãos, e a começar sempre dentro de cada um de nós, tentar fazer de Portugal e do Mundo aquilo que gostaríamos que fossem.

Beijo ;-))

Unknown disse...

Olá Fernando!!

Tínhamos, em determinadas alturas cruciais de mudança, a obrigação de fazer mais e melhor - mas o mundo está cheio de pessoas que pensam que por ser espertas são inteligentes... enfim...

Vamos continuando...

Beijos ;-))

FM disse...

Boa(s) Perspectiva(s)... Dão que pensar, e muito do que dizes é verdade... Mas, ao menos, que a data sirva para se gritar: Viva Liberdade, já é alguma coisa, ou melhor, muito.
Beijos.

Unknown disse...

É bastante sim, FM. Aliás, foi a Liberdade que nos trouxe o 25 de Abril que nos permite estarmos aqui hoje a falar desta maneira, a questionar, a pôr em causa e a ... Comemorar ;)

Beijos livres