quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Medo!



Olho para trás e vejo-me.

Tinhamos chegado de Angola, ou melhor, do Brasil, para onde fomos quando saímos de Angola e onde permanecemos alguns meses (tirando o meu pai que foi para a RSA).





Cá em Portugal, há falta de ter onde ficar, acabámos por ficar numa casa enorme, uma vivenda, com piscina e tudo (vazia, só mesmo uma tartaruga lá vivia) onde uns primos dos meus avós eram caseiros e os donos emigrados, (sim, com conhecimento e autorização dos mesmos!) por especial favor.



Havia animais, desde galinhas a coelhos e a porcos, havia jardins enormes, lembro-me de toda aquela imensidão aos olhos de pacanina... lembro-me de corredores feitos de Hortênsias lilases e rosa, lembro-me das enormes varandas, lembro-me da escadaria, dos salões, da resmunguisse do padrinho da minha mãe, do meu primeiro Natal, da queda do meu primeiro dente, da ida do meu irmão para a primária.

Bem analisado ainda terei lá morado cerca de 4 anos.


Das coisas que mais marcam a minha memória desses tempos de pacanina e destemida:

  • Ao lado da minha avó, deitadas nos colchões no chão, a rezar : "Anjo da guarda minha companhia, guardai minha alma de noite e de dia"


  • Subir e descer aquelas escadas enormes para ir buscar ao quarto os óculos da minha mãe. Às escuras e de gatas... sem medos.


  • Ver fazer chouriços, fazer queijo, migar as couves para a criação e o pior de sempre: assistir à matança do porco :(


  • Cair durante uma festa em cima duma grade de cervejas e cortar bem perto do pulso. O meu pai a colocar-me na ferida, não recordo se a cinza ,se mesmo o tabaco antes de queimado. E depois ser cozida e assistir a tudo impávida e serena, sem uma lágrima.


  • O feitio do padrinho da minha mãe era algo ... diferente... o fogareiro estava aceso no meio da sala e as castanhas e batatas doces assavam, passei a correr para que ele não reclamasse e caí de barriga em cima do fogareiro...


  • A crueldade ingénua de ter partido os ovos que estavam a ser chocados e ter visto os pintaínhos ainda em "formação". A defesa do meu irmão perante a prima Carlota.


  • A cobra que o meu pai matou à entrada da casa.

  • Descer as escadas no 25 de Dezembro e encontrar, não obstante tantas dificuldades, os tão ansiados presentes que, curioso, não consigo lembrar. Apenas recordo os do meu irmão.

Fui feliz naquele tempo, era pacanina, ingénua e pura. Não tinha noção de todas as dificuldades porque passavam os meus pais, nem que a casa não era nossa, nem que não poderiamos ficar mais... mas não tinha medo...





E hoje tenho medo! Tenho 32 anos, sinto-me desprotegida por não ter a ingenuinidade da criança, embora a criança ainda viva em mim!

[No local onde existiu outrora esta bela casa, nasceu posteriormente uma grande urbanização. Esta casa situava-se em rio de Mouro, Mem Martins.]


Posted by Picasa

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Reflexos


Os dias sucedem-se uns atrás dos outros inexoravelmente.

Os reflexos de mim são nítidos e claros quando estou só, mas distorcidos quando não. Oiço-me perguntar para dentro quem é aquela ali naquele reflexo e que sorri? Sou mesmo eu? Mas como sou eu se me sinto a desintegrar, se me sinto sucumbir à consequência e ao peso das decisões tomadas e acertadas!? Sem sorrisos... por dentro!

Oiço-me, e refugio-me nos momentos que me dão algum prazer. Recebo os carinhos que, de uma forma ou de outra, me são destinados. Dou-me mas recebo, sem grilhetas... naturalmente...
Oiço as palavras amigas e carinhosas e nesses momentos de ternura volto a ser eu, encontro-me!

Mesmo que inconsequentemente, agora abstenho-me de pensar, limito-me a receber e a dar, a retirar algum prazer e a proporcionar outro tanto... a conversar, a viver...
O dia de amanhã pode ser diferente, mas este já está vivido!

As dificuldades que se adivinham, as dores de cabeça, as preocupações servirão apenas para me mostrar que estou viva, que acerto, que erro, que sou amarga mas também doce, que amo, que não amo, enfim... que sou Humana e que nada há de mal nisso!

Vou aproveitar ao máximo o que me dá prazer para poder suportar o que me mata!

Obrigada a todos quanto, mesmo que não saibam, me dão alento, e que me fazem encarar com optimismo o futuro!

Eu SEI que vou conseguir! Já comecei...

Posted by Picasa

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Vida e Amor


As lembranças que aqui conto
são de um tempo em que eu pensava
que o amor que eu sentia
para toda a vida durava...
Pois agora tenho a certeza!
Não são assim todos os amores!!??
Duram enquanto há vida
e enquanto há vida há amores
Cada amor tem uma vida
E toda a vida é o amor...
E o amor é tudo o que fazemos
Com dedicação e entrega
A vida que tanto amamos
em constante descoberta
e quando um dia a vida
Nos pregar uma partida
poderei seguir feliz...
pois fui tua toda a vida...

Posted by Picasa

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

As crianças não deviam sofrer



Ter a vida algo virada do avesso, ser acometida de medos e de pensamentos perturbadores, um trabalho intenso e absorvente, angústias e incertezas... não é fácil. Este é o meu momento!

Mas receber a noticia de que uma criança de 7 anos, familiar, é hospitalizada de urgência com um tumor na cabeça, depois de queixas de dores de cabeça... faz com que qualquer problema pareça tão pequenino... que as minhas angústias perto das que passam aqueles pais são agora tão insignificantes...

Como mãe sinto uma dor e uma revolta grande por pensar: Meu DEUS... as crianças não deveriam sofrer!

O meu sorriso apaga-se e uma lágrima por ti caí, querido João, sê forte... tu vais conseguir! O teu mano precisa de ti, os teus pais e avós ...

Sem mais palavras...

Posted by Picasa

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Porque hoje me sinto nostálgica...




Hunting High And Low Lyrics

Who am I?


For those who may think that I am a fool
And those who think that I am not
I take a deep breath and say with all my heart
not even I know what I am or what I’ve got.

And when the day of the truth comes
I can assure with my raised head
That I've lived my life to the limit
I've lived my life as I really am ...

I don't pretend to be understood
I'm not saying that you must like me
I am what I am whatever that is
and for those to whom I am not, I’ll be ...

I will keep being me, whatever that may be!

Posted by Picasa

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

O meu Sonho


Sonho um dia sonhar
Sonho esquecer a realidade
Sonho nunca acordar
Sonho matar a saudade.

Sonho em ser sonhadora
Sonho escrever o meu sonho
Sonho que um dia sonhei
Que acordava do sonho

Sonho viver, ser Feliz
Sonho muito acordada
Sonho que o nosso amor
Acorda a vida que é sonhada

Sonho contigo ao meu lado
Acordo abraçando o meu sonho
Sonho que o abraço que é dado
É simplesmente o meu sonho!

Posted by Picasa

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Claro que fico chateada!

Imaginem a cena:

Um corredor sem luz natural mas cheio de luz; sem ar natural mas cheio de ar condicionado (quando funciona).

Um corredor em que entre a cadeira de atendimento e a cadeira de espera se podem dar dois passos.

Imaginem este corredor apinhado de pessoas, algumas com carrinhos de bébés, outras com bébés ao colo, outras sem bébés de todo.

Imaginem cerca de 50 pessoas neste ínfimo espaço mesmo que falando baixinho entre si.

Agora imaginem estas pessoas falando alto.

Imaginem uma tentativa frustrada de conseguir perceber o que pretende a/o cliente que estou a atender no meio deste barulho todo, deste ambiente aconchegante, acolhedor, entre outros adjectivos, todos positivos, que lhe queiramos atribuir.

Imaginem um pai (?) jovem com uma criança no colo (não teria mais que 2 aninhos), que chora e grita desgovernadamente (como convém para ter prioridade de atendimento) e que este pai (?) jovem encontra como solução para que a criança se cale (ao invés de a levar a dar uma voltinha até á rua, onde até se respira) dar-lhe umas valentes palmadas no rabo gritando, literalmente, para que ela não grite que senão apanha. E quanto mais ele gritava e batia, mais a criança lhe seguia o exemplo.

No meio de tudo isto, vozes começam a levantar-se contra aquela atitude. Uma senhora dizia: "Mas porque não leva a criança daqui", resposta "Meta-se na sua vida, senhora". Um senhor já passando a barreira dos 70 anos certamente, de enervado que estava vocifrava enervado "tenho quatrrro netos em casa, crrriei-os e nunca lhes encostei a mão! Mas agorra estes inteligentes, a juventude é assim" * gerou-se um alvoroço tal que eu via jeitos de desatar tudo ao estalo ali mesmo, enquanto eu fazia um esforço hercúleo para tentar sequer ouvir o que a minha cliente pretendia.

Implorei à minha coordenadora que tomasse uma atitude no sentido de mandar aquela gente ter mais respeito e ficar em silêncio (piada, pois!), sendo que ela ligou para a Unidade de Gestão que, riam-se agora, quando finalmente todos pareciam ter feito pacto de silêncio ouve-se a voz a que chamamos do além: " Pede-se a todos os utentes o favor de se manterem em silêncio por forma a prestarmos um melhor atendimento"!

Assim começou mais uma tarde no IP, já só faltavam 6 horas até sair... o prenúncio duma tarde bem passada.

Chegámos ao fim, depois do Sistema Informático, mais uma vez, entrar naquela sua dança do caí/levanta, actualizações e mais não sei quê. Eram 20H, estávamos finalmente despachadas! Finalmente hora de saída!

Quando chego à porta ... breu! São 20H e está de noite quando ainda há uma semana , se tanto, eu tinha que me valer dos meus óculos de sol, desesperei. Não estava só escuro... estavam mesmo a chover! Chuva grossa e com força que me acompanhou até chegar ao carro, de sandaleca e manga curta (claro)!

Fui acompanhada até casa pelo Céu iluminado de fortes relâmpagos num espectáculo que, quem me conhece sabe que aprecio, ouvindo música e pensando:

Valham-me as manhãs! por enquanto, claro....

* a repetição dos "R's" é propositada. Em Setúbal, os "nativos" são conhecidos por carregarem nos R's


Posted by Picasa

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Pôr da Lua



"Numa Praia Qualquer ..."

...ainda estendida n'areia de mil cores
Enquanto o crepúsculo avança como um fim
O corpo desnudo é percorrido por um arrepio
E uma estranha sensação se apodera de mim ...

Ergo-me e envolvo-me numa túnica
Branca, alva como uma Lua
Quer-me parecer que aqui e neste instante
A minh'alma se juntou à tua

Olho o Mar e a linha do Horizonte ...
Lá longe onde com o Céu se confunde
vislumbro a Lua que me enfeitiça
E deixo que a sua magia me inunde

O extâse do prazer, da sensação
De mais uma vez ter sido tua
Tem aqui toda a sua explicação:
Juntos ... vivemos o "Pôr da Lua"

...EU! Deixo um carinho ...

Posted by Picasa

domingo, 9 de setembro de 2007

Gavetas

Já com as gavetas arrumadas e uma sensação de menos 10 kg em cima (bem que precisava, diga-se em abono da verdade)... posso voltar a :



Posted by Picasa

sábado, 8 de setembro de 2007

Dias seguidos só coisas boas, combinado?

Combinado!

Pelo menos vale a imaginação! Hoje decidi focalizar-me apenas no que me faz bem, no que me faz sorrir, no que me faz feliz e dá prazer, nem que para isso tenha que recorrer a alguma imaginação.

Nem sabes o que me apeteceu fazer... e fiz... mesmo que só na minha imaginação ;)

Só houve um pequeno senão no dia de hoje, ou melhor, dois. Por um lado tive que ir trabalhar e... não era suposto, o IP dá-me cabo do sistema :( e, por outro, o pouquinho bronze que consegui angariar nos poucos dias de praia que fiz, hoje, depois do banho, começou a sair e agora ... buáaaaaa, volto a ser branca :(

Mas nem isso me tirou o sorriso dos lábios! Isso é que era bom!

Beijo!

Guns 'n Roses - November Rain






November Rain Lyrics

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Medo de amar

Pssssssstttttttttttt ... TU!!

Vem cá ...
Porque foges, de quê foges ...
Tens nos olhos um brilho intenso
Uma expressão quase de medo
Estás perdido?? Desesperado??
Sem noticias do passado?? ...
Não procures por aí ...

Procura dentro de TI!
Aí sim!!

A resposta vai surgir, seja ela boa ou não,
Mas tens sempre que dar ouvidos
Ao que te diz o coração ...
As lágrimas, de um doce salgado
Que brotam e correm de ti
São o expurgo do teu Ser
São o amor que não cabe em si ...


Levanta-te, ergue a cabeça
Na vida, quem desiste jámais vencerá
E se tiveres que te arrepender
Mais uma lágrima de ti brotará ...
Mas terás em ti uma certeza
A Felicidade buscaste ...
E se não tiver que ser,
Podes sempre dizer que tentaste!!

Posted by Picasa

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

IP


Boa!! Hoje é dia de Nova Legislação e eu já dou pulos de alegria :( Hoje, lá no IP vão ser às resmas!! E, guess what, hoje é aqui esta Funcionária que está às prioridades... YUPPIE!!, não podia ter calhado melhor, né!!??

Pelo menos que sirva para me manter a mente ocupada e me faça esquecer por momentos a confusão que vai dentro de mim. Consigo, por enquanto, manter-me profissionalmente serena o que é muito bom, tenho que conseguir até ao fim não misturar as águas. Não sei com que consequências, mas lá tudo tem que estar sempre OK mesmo que eu esteja KO!

Bom, resta-me ganhar forças para ir ouvir o mesmo relambório de sempre!

Haja trabalho!

Posted by Picasa

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Interruptor


Alguém me explica... PLEASEEEEEEEE... onde está o interruptor para desligar pontualmente o nosso cérebro!? Como dizia a célebre canção, procuro mas não encontro :(
Porque haveríamos de ter um Tico e um Teco?? Para quê dois neurónios?? Não se estava mesmo a ver que ia dar nisto?? Porque pensamos tanto, porque criamos enredos e argumentos sem qualquer sentido? Porque optamos por seguir pela esquerda ignorando a direita quando se estava mesmo a ver que se tivessemos optado pela direita teríamos obtido melhores resultados!? Ou vice versa ...

Porque tem que haver sempre o reverso da medalha ou a outra face da moeda!?

Palavra que às vezes me apetecia que a vida fosse vivida by the book!! Pôe-se uma questão e/ou problema, vai-se ao índice! A solução, a melhor claro, encontra-se na página 2023, vamos lá ver o que diz! Executa-se tal e qual e quando nos é questionado porquê... PORQUE É O QUE DIZ O LIVRO!!
Pois, eu sei, soa a desrresponsabilização, isto diz-se??, mas quem é que disse que eu queria ser responsável? Alguém me perguntou alguma coisa?? Não fui tida nem achada!!

Digamos que o sono se tem mantido afastado de mim, não sei se lhe fiz algum mal, mas o que é facto é que me deito cansadissíma e levo horas a adormecer enquanto o meu cérebro (e são só dois neurónios, não esquecer) cavalga num turbilhão de pensamentos, discursos, desculpas, razões, etc e tal... Mas quem és tu? pergunto eu a mim mesma pois às tantas já nem me sinto... porquê?? Não podes parar? Onde está o interruptor para te desligar como faço com o candeeiro da mesinha de cabeceira quando opto por deixar a leitura e embalar-me no meu próprio respirar ... mas o embalo não resulta. Lá está a tal coisa... parece que se acende uma luzinha vermelha que diz: WRONG!!! Optaste mal ... porque não te mantiveste a ler? Hum? Pois!!

Confesso, não fossem alguns miminhos de amigos queridos e ... acho que os fusíveis já tinham pifado :(

Beijokas!

Posted by Picasa

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

O Apelo de Angola...


Não sei explicar, traduzir por palavras, o porquê deste meu sentir, o porquê deste apelo da terra que apenas me viu nascer mas que eu tenho vontade de ajudar a crescer...

Poderia dizer que as suas paisagens são deslumbrantes, que a imensidão de savana é fantástica ou que o Sol quando se pôe proporciona um espectáculo de ímpar beleza... mas nunca assisti a não ser pelas palavras e pelos olhos de outros...

Podia dizer que o cheiro da terra é diferente, que se entranha em nós e nos extasia... Podia dizer que o Céu tem um azul que nos transcende e que a terra na sua cor vermelha nos aquece o coração... mas não sei isso, não vivi, não experimentei... apenas sinto...

Podia dizer que o país é lindo não obstante toda a pobreza, todas as feridas de guerra, toda a destruição. Que o povo mais sacrificado consegue ter um sorriso nos lábios porque qualquer coisa é melhor que nada... mas ainda não vi, apenas sinto...


Podia dizer que é tudo isto que me puxa como um íman à minha terra, que o meu coração bate mais forte quando penso, quando imagino o encontro com a terra, com o cheiro, com o Céu e com os amigos que aprendi a conhecer e a gostar e que são também eles responsáveis por este crescendo da minha vontade, da minha ânsia, do meu desejo... do meu sonho...

Podia dizer tudo isto... mas não sei, não vivi... apenas SINTO! E sinto no mais profundo do meu Ser... É Magia... a Magia de África...

Um dia ainda vamos beber um café todos juntos... na nossa terra...

Beijos!

*Todas as fotos de autoria de meu pai, Baltazar Caldeira em 2005

Posted by Picasa

domingo, 2 de setembro de 2007

Rescaldo...



O Hotel tranquilo, sem multidões, sem atropelos, sempre com lugar na piscina e sem problemas de mesas nas refeições. O buffet de excelente qualidade e diversidade. Gostei!


Para a praia apanhávamos um barco do próprio Hotel que nos levava até à praia da Terra Estreita... este era o caminho percorrido desde o Hotel e até à praia... parece mais longo do que o que é efectivamente!





No Domingo o dia estava assim... mas nós estávamos de férias e fomos mesmo para a praia... nós e mais dois ou três gatos pingados!! Deu para caminhar bastante na praia sem ficarmos encharcados em suor... gosto da praia assim!



A piscina da parte da tarde, também muito agradável e a fazer as delícias dos mais pequenos que não descansavam enquanto a hora do mergulho não chegava. Até lá: "quantos minutos faltam?", "Já fizemos a digestão?" ... perguntas feitas de 2 em minutos... UFA!!



Uma vista do quarto... a Lua no Céu e um pássaro enorme naquela árvore! Tranquilidade aparente... lá fora!

Deu para descansar principalmente do stress do trabalho, não fosse terem-me ligado a saber se estaria interessada numa formação, como se isso fosse pergunta que se faça, para logo de seguida voltarem a ligar que só havia lugar para uma :( ... só mesmo no IP :(
Quanto ao resto... fuga para a frente, mas sinto que é apenas uma questão de tempo e que este está a terminar ... the final countdown, será? Mas sinto-me tranquila o que só por si já é bom sinal...
Obrigada a TODOS os que estão comigo, em presença ou simplesmente em pensamento... eu SEI quem são!
Beijos... estou di vorta!


Posted by Picasa