segunda-feira, 3 de setembro de 2007

O Apelo de Angola...


Não sei explicar, traduzir por palavras, o porquê deste meu sentir, o porquê deste apelo da terra que apenas me viu nascer mas que eu tenho vontade de ajudar a crescer...

Poderia dizer que as suas paisagens são deslumbrantes, que a imensidão de savana é fantástica ou que o Sol quando se pôe proporciona um espectáculo de ímpar beleza... mas nunca assisti a não ser pelas palavras e pelos olhos de outros...

Podia dizer que o cheiro da terra é diferente, que se entranha em nós e nos extasia... Podia dizer que o Céu tem um azul que nos transcende e que a terra na sua cor vermelha nos aquece o coração... mas não sei isso, não vivi, não experimentei... apenas sinto...

Podia dizer que o país é lindo não obstante toda a pobreza, todas as feridas de guerra, toda a destruição. Que o povo mais sacrificado consegue ter um sorriso nos lábios porque qualquer coisa é melhor que nada... mas ainda não vi, apenas sinto...


Podia dizer que é tudo isto que me puxa como um íman à minha terra, que o meu coração bate mais forte quando penso, quando imagino o encontro com a terra, com o cheiro, com o Céu e com os amigos que aprendi a conhecer e a gostar e que são também eles responsáveis por este crescendo da minha vontade, da minha ânsia, do meu desejo... do meu sonho...

Podia dizer tudo isto... mas não sei, não vivi... apenas SINTO! E sinto no mais profundo do meu Ser... É Magia... a Magia de África...

Um dia ainda vamos beber um café todos juntos... na nossa terra...

Beijos!

*Todas as fotos de autoria de meu pai, Baltazar Caldeira em 2005

Posted by Picasa

1 comentário:

Anónimo disse...

Mas bebeste água do Bengo...