quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Guerra e Música ... coisas que marcam

Era ontem...

Era ontem que eu queria aqui ter voltado. Apesar de eu não utilizar muito este Blog para falar de questões do Mundo, sempre que estas dizem directamente algo ao meu sentir, procuro referenciar. Aliado às minhas memórias mais longínquas também está este Homem e esta música...
Fez ontem 25 anos que morreu Adriano Correia de Oliveira, com 40 anos. Não farei aqui a sua Biografia, isso farão muito melhor os jornalistas ou estudiosos destas matérias, e recuso-me também a fazer um copy/paste de algo que alguém escreveu.

O que eu recordo:

Teria uns 5/6 anos, já na Amadora, naquele "magnifíco" apartamento de duas assoalhadas na Rua principal, Elias Garcia nº 77 1º Fte, bem pertinho da Sociedade Filarmónica Recreio Artístico da Amadora... onde dividi com o meu irmão, 4 anos mais velho, uma sala que era um quarto e onde ficámos até 1989, eu com 14, ele com 18...
Bem, mas voltando ao assunto que já estou a divagar...
Uma das coisas que eu adorava era refugiar-me no quarto dos meus pais e ouvir no rádio-cassete de mesinha de cabeceira o programa "Quando o telefone toca" e depois repetir a frase com o ouvinte que ligava... penso que era a Rádio Comercial, mas não tenho a certeza...
E era aqui que tocava bastante Adriano Correia de Oliveira e "A trova do vento que passa". Longe das questões políticas, ainda hoje, aquela música deixava-me de lágrima no olho, algo me dizia que aquilo tinha um pouco a ver com a minha/nossa história.

"Pergunto ao vento que passa/notícias do meu país/e o vento cala a desgraça/o vento nada me diz"

Por isso, por isto, pelo que me fez/faz sentir ainda hoje, aqui a minha homenagem a este Homem.

Outra das músicas que não só me deixavam de lágrima no olho, mas sim com elas a correr cara abaixo era a "Menina dos olhos tristes" de Zeca Afonso [seria Zeca ou também Adriano??]

"Menina dos olhos tristes/o que tanto a faz chorar/o soldadinho não volta/do outro lado do mar"

Aproveitando o facto de ter escrito este post, sem pensar, ao correr da pena, como gosto, justifico não tê-lo feito ontem pelo seguinte:

Deu, ontem às 21H na RTP1, um programa sobre a Guerra Colonial, e dará mais episódios, ao que julgo saber sempre à terça-feira. Estive a ver, obriguei-me a ver até ao fim, se bem que a meio estive para desistir. Mas, como disse, obriguei-me a ver. Não posso deixar que a sensibilidade me afaste da realidade, terá chegado a hora de lidar com algo de que sempre fugi... a Guerra. Falar dela, simplesmente, algo que me deixa de rastos. Ver este programa saíu-me caro, uma noite mal dormida...

Ainda vai ter que nascer alguém que me consiga explicar as "razões" da Guerra. E não me contento com qualquer resposta, recuso-me a aceitar um simples "a rebelião dos povos pela libertação"... Não me convence, terão que fazer melhor!

Aquilo que ouvi, e aquilo que vi não se justifica com NADA!

Não posso esquecer um recorte de Jornal que citava Mário Soares em qualquer coisa como: Em caso de emergência, atire-se contra os colonos Brancos ... algo assim. Acho que esta frase, só por si, é suficiente para ilustrar a dita "pessoa" ...

Tenho pena, muita pena, de não ter estudado na escola o processo de descolonização, mas ainda não era "história"...

Um último ponto para esclarecer: Sou a favor da descolonização (não daquela, ou da forma como foi feita), da independência do País que me viu nascer, quero-o livre da Guerra, quero-o próspero e saudável, a ele, ao povo ...


Oooopsss... falei demais... :(

Posted by Picasa

2 comentários:

Lusbelo disse...

Olá!!!

Quando parece que o Apito Dourado fica em "águas de bacalhau", o caso Casa Pia acaba por quase culpar as vítimas, quando ao tentar fazer o Sudoku no café o ruído da tv me obriga a tomar consciência do tempo de antena que é dado a um programa que comenta as roupas usadas por pessoas "importantes"... assim como outros "acontecimentos" que nos entram pelos olhos e pelos ouvidos todos os dias e a todo o momento, pergunto-me se as guerras, com G grande, apesar de toda a sua atrocidade e selvageria serão o pior que a sociedade actual, construida pelos homens durante milhares de anos, contém!!!

Beijo

Unknown disse...

Cada vez mais, desligo da Televisão, procurando outros meios de chegar às notícias escolhendo aquelas que de facto têm interesse ...

Enfim ...

Beijo