Lenda do Catuítí e da Vespa
Um dia, a Vespa tinha o filho doente e foi ter com o Onganga (adivinho, feiticeiro) , para que adivinhasse a causa da doença do filho . O feiticeiro fez o trabalho de adivinhação e disse à Vespa que fosse pedir uma pena do Peito-Celeste (pássaro).
A Vespa assim fez e o filho curou-se .
Tempos depois , o filho do Peito-Celeste adoeceu e este foi ao mesmo Ongonga pedir que adivinhasse a causa da doença do filho .
Depois de fazer as suas magias , o Ongonga disse-lhe que para se curar, era necessário uma asa de Vespa .
O Peito-Celeste foi ter com a Vespa e pediu-lhe uma asa . A Vespa disse-lhe que só tinha duas asas e se lhe desse uma não poderia voar e morreria.
O Peito-Celeste foi-se embora para o ninho .
A Vespa e o filho ficaram tristes por não poderem ceder a asa ao pássaro e pensaram numa maneira de o compensar.
Assim , a partir desse dia e até aos dias de hoje, as Vespas passaram a fazer o seu ninho por baixo ou perto do ninho do Peito-Celeste para protegerem o pássaro e os filhos . O referido pássaro em Umbundo chama-se - CATUÍTÍ.
5 comentários:
Li teus últimos posts...Lindos e sensíveis!
Obrigado pelos "parabéns"!
Um beijo
Nelsinho
:)
Olá Natacha...
Meio desaparecido mas vivo!
Aqui estou eu para te deixar um beijinho.
Onde descobriste esta história?
Obrigada Nelsinho,
Felicidades mil!
Olá João!!
Que bom saber-te vivo ;)
Obrigada pelo beijinho que retribuo! Esta história foi-me contada por um amigo, o N'goma, kota de Angola que a terá lido nuns escritos de um padre que não em ocorre agora o nome!
Não é LINDO?
Beijos
Tanto que os animais nos ensinam. Bonita história para ser contada em vários circuitos da sociedade angolana. Solidariedade e amizade pelo seu semelhante – PRECISA-SE COM URGÊNCIA POR AQUI.;)
Eudemim,
Creio ser urgente um pouco por todo o lado e cada vez mais... resta-nos cumprir a nossa parte, mesmo que pareça ser uma gota no oceano... estaremos de bem connosco e poderemos encarar os outros sempre de cabeça erguida...
:)
Enviar um comentário