quinta-feira, 15 de março de 2007

Angola ... porquê?

A nossa casa no Bairro Académico.


Aqueles que me conhecem bem, ou pelo menos, melhor, já sabem. Mas passo a deixar aqui registado.

Nasci em Angola, mais própriamente Nova Lisboa de onde saí com 4 mesinhos apenas. Não, não mais voltei. Cresci portanto numa realidade irreal, feita do ouvir falar de lá.

Nasceu em mim, percebo agora, uma certa revolta contra Angola ... coisa de criança ingénua e pura, que culpa poderia ter Angola. Essa revolta resultou num ignorar por completo da história da minha família, sendo que quando se falava na eventualidade de lá voltar, eu me atirava literalmente ao ar. "Como é que é possível querer voltar a um sítio daqueles"!

E como pela boca morre o peixe, eis que nasceu em mim a Paixão de Angola, mesmo sem ter lá ido!
E como foi isso?

O facto do meu pai ter visitado Nova Lisboa, agora Huambo (não me habituo!) depois de 30 anos passados; o facto de ter trazido as primeiras fotos que eu alguma vez vi, o facto de ver a casa onde vivemos (eu também, ainda que por pouco tempo), o facto de ter visto a campa onde o meu avô ficou sepultado ... tudo isto fez com que uma luz se acendesse e o clic se desse. A história da minha família passou a ter suporte, passou a ser real. Olhando as fotos podia imaginá-los lá.

Nasceu a curiosidade, a busca de razões para tantas pessoas que conheço amarem aquela terra de uma forma como não conheço igual.

Uma breve explicação de como tudo começou na minha relação com Angola ...

A continuar ...

4 comentários:

Nelsinho disse...

Oi Linda Natacha!

Benvinda à blogosfera!...

Não é muito fácil, mas é muito gostoso brincar com as letras.


Um beijo

Nelsinho

Unknown disse...

Querido Nelsinho

A vossa presença aqui é um incentivo!

Grande beijinho

RC disse...

Bem vinda à blogosfera!!
E se precisares daquele empurrãozinho para decidir dar um salto aqui a Luanda... vai lendo o AfricaHouse, que eu estou tentar aguçar a curiosidade a todos.

Unknown disse...

Olá RC, bem vindo!! Obrigada pela força!
Diria que a minha curiosidade já está bastante aguçada, seguirei atenta o AfricaHouse. ;)