quinta-feira, 22 de março de 2007

Novamente Angola




Voltando ao porquê de Angola, pegando no que deixei escrito num post prévio ...

Desde que o meu pai trouxe as tais fotos de Nova Lisboa, comecei a minha busca na Internet sobre tudo o que lhe dissesse respeito. Em primeiro lugar deparei-me com o álbum público do Jorge Deyllot. Imensas fotos, algumas até semelhantes às do meu pai e cheias de comentários de várias pessoas ... achei bastante interessante. Pelas conversas desses comentários cheguei ao fórum da Sanzalangola. Inscrevi-me e por lá andei lendo durante bastante tempo sem que ninguém desse por mim. Entretanto já o meu pai tinha entrado em contacto com o Jorge e lhe tinha dito que eu por lá andava. Assim, ele sabia o meu nick e um dia me convidou para entrar ... assim fiz! Isto já lá vão quase dois anos. Ali fiz AMIGOS verdadeiros. Ali se fala de tudo um pouco sempre com respeito pela opinião do outro. E quando digo ali, não me refiro ao fórum Sanzalangola pois, infelizmente também existem lá muitas guerrinhas privadas (ou melhor, não tão privadas assim!), muito maldizer, muitas pessoas frustradas, muita polítiquice. Mas neste fio (o tal além do Varão) que já vai na sua V edição e que neste momento se chama Reviver Nova Lisboa- A volta, todos se respeitam. Há muita saudade sim, mas ter saudade é muito diferente, na minha modesta opinião, de ser saudosista.
Posso dizer que do lá já se falou de Nova Lisboa, quase que poderia orientar-me por lá sózinha, se acontecesse lá ir. Sei o nome das ruas, sei o nome das Lojas do antigamente, sei onde ficavam as casas de alguns destes amigos ...
Para um maior bem estar, e apesar do título do fio ser o que já disse, entre nós falamos em ir ao Himalaia tomar café e estar com os amigos, falar de tudo um pouco, ler o Planalto com as noticias fresquinhas da nossa terra.
Para muitos outros que pela Sanzala deambulam, aquele é um fio soft, pois não há guerras nem alteração de tons de voz (a não ser quando toca ao futebol :) ).
Infelizmente, não podemos falar da Angola actual com propriedade, pois distantes estamos da sua realidade. podemos basear a nossa opinião apenas naquilo que nos é dado a conhecer por quem de facto lá vive o dia a dia e as dificuldades. É um facto que ainda o que sobressaí mais é a miséria, a pobreza, a corrupção, mas eu recuso-me a ver Angola apenas sob esse prisma. Não me interessa sequer saber quem tem razão ou quem está errado quando se discutem estes assuntos. Interessa-me sim ver Angola crescer e reerguer-se do estado a que a Guerra a votou, sem pensar neste momento em quem tem a culpa. Aconteceu assim!! Agora há que erguer a cabeça e seguir em frente!!
A mim apetece-me fechar os olhos e imaginar apenas o calor entrar pela minha pele, sentir o cheiro de África, ouvir os passarinhos a cantar e sentir a natureza viver, alheada das Políticas ... simplesmente viver Angola ...

Assim possa ser um dia ...


Posted by Picasa

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá

Um dos teus amigos da Sanzala, veio espreitar o teu espaço, que continua lindo.

Bj mana "Pacanina"